quarta-feira, 21 de junho de 2017

(Im)pacientes do dr. Drauzio Varella



Recentemente, durante uma entrevista para o programa "Conversa com o Bial", o Dr. Drauzio Varella comentou sobre o aumento de 500 mil detentos na população carcerária, no período que vai do fim dos nos 80 até a década presente. * Para o doutor, essa diferença por si só é prova de que prender não resolve o problema da criminalidade, quando na verdade o máximo que ele poderia concluir é que a polícia se tornou mais eficiente em prender, por aperfeiçoar os seus métodos de investigação. O médico também não leva em conta a ampliação do código penal e a tipificação de novos crimes inexistentes na década de 80, como os crimes cibernéticos, por exemplo.

Se, no mercado de trabalho,  as mulheres não têm as mesmas oportunidades que os homens, resta a ele responder porque 95% dos moradores de rua são homens? A maior população carcerária também é masculina, então, não tendo as mesmas oportunidades que os homens elas deveriam buscar as ruas ou a criminalidade.

É comum ouvir dos apologistas da descriminalização das drogas que os países desenvolvidos e de primeiro mundo adotaram essa política, como se essa política fosse um fator determinante para a riqueza da Holanda, por exemplo.

O dr. defende que as mulheres que trabalham como "mula", carregando pequenas quantidades de cocaína, não deveriam ser presas. Igualmente ele defende a descriminalização do usuário de maconha, o que faria com que uma das vias de chegar até o traficante, que não vende só maconha mas também craque - e às vezes armas - interrogando o usuário, ja se perderia.

Pode até ser que a polícia brasileira seja a que mais prende e mata no mundo, mas quem mais mata bandido são os próprios banditos.

Ninguém nega que os detentos precisam do mínimo de dignidade até para poderem cumprir a sua pena.

Porém a classe política e com ela a classe intelectual pretendem transformar os bandidos em revolucionários, dizendo que eles sao vítimas das desigualdades sociais, por exemplo. Apresentam o favelado como uma vítima do capitalismo mas esquecem que nas favelas brasileiras, mais de 80% dos moradores têm celulares e televisores de última geração e alugam suas casas para turistas estrangeiros. **

O Dr. Drauzio Varella é um exemplo de homem que após alcançar algum sucesso profissional pretende estender a sua área de atuação como se a fama tivesse-o capacitado para dar "pitacos" em qualquer assunto.

Contato: ieamleaoxiii@gmail.com

* Em entrevista cedida ao programa "Conversa com o Bial", na Rede Globo em 12/05/2017.

** https://m.oglobo.globo.com/brasil/ibge-consumo-de-tv-geladeira-aproxima-favela-do-resto-da-cidade-mas-exclusao-digital-se-mantem-10695010

Nenhum comentário:

Postar um comentário